Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Risco Contínuo

Estrada dos bravos, blog dos livres

Risco Contínuo

Estrada dos bravos, blog dos livres

Arraiolos na China

Duarte d´Araújo Mata, 14.11.13

A propósito da inauguração da primeira fábrica da Salvador Caetano na China, lembro-me sempre do choque que tive quando a passear há tempos por Arraiolos, questionei uma artesã de tapetes sobre um assunto do seu trabalho, e ela disse-me que muitos dos tapetes eram mandados fazer na China.

Realizei que de facto, nas actuais regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), tudo o que puder ser deslocalizado sê-lo-á. 

Assim, resta-nos por enquanto tentar resistir apostando o mais possivel em produtos não deslocalizáveis, locais e autênticos, e esperar que à medida que a crise se vá instalando, as sociedades percebam que é preciso agir e alterar profundamente as regras da OMC para que daqui não resultem apenas "regras" para os preços mais baixos enquanto persiste a ausência de regras para o respeito laboral, social e ambiental.

Até lá, esta crise económica no mundo ocidental será sempre a piorar, e sobretudo para os Países intermédios entre a alta tecnologia dos mais desenvolvidos e os baixos salários da Ásia, como seja Portugal.

Foto AQUI

1 comentário

Comentar post