Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Risco Contínuo

Estrada dos bravos, blog dos livres

Risco Contínuo

Estrada dos bravos, blog dos livres

Petição para que não vá "de carrinho"

Duarte d´Araújo Mata, 09.03.13

Não sei se são 208 viaturas oficiais, como dizia o "Notícias ao Minuto" em Setembro de 2012, ou se afinal já são 444 como diz o CM. São muitos. Demasiados.

Apesar de na tomada de posse um Ministro até ter ido de moto (consta que foi só nesse dia...), a norma tem sido cortar em quase tudo, menos nas viaturas oficiais. Tem que ser agora o Parlamento a exigir uma redução das viaturas oficiais num prazo de 3 meses.

Compreendo que o primeiro-ministro precise do automóvel com vidros fumados para se poder deslocar em Portugal hoje, mas apesar de tudo isso não se estende nem de perto nem de longe aos Gabinetes de forma a chegar a este número de 444. Podemos acrescentar ainda as Empresas Públicas. E as Autarquias? Enfim, o número não pára.

Não se pense que as finanças do País se resolvem com estas medidas. Elas tendem a ser rapidamente um escape populista perante as reformas que não se conseguem fazer em Portugal, que terminam em cortes nos salários, aumento de impostos e cortes na educação e saúde.

Mas há outras vertentes. É que os eleitos e os nomeados pelos eleitos em Portugal tendem a esquecer-se dos transportes públicos, assim que podem, sendo que perante muitas das declarações que ouço e leio sobre o Transportes Públicos proferidas por este Governo, comece seriamente a pensar que talvez nunca os tenham usado na vida. A viatura oficial com gasolina e portagens pagas, o motorista e o lugar de estacionamento tornam-se hoje grandes barreiras à descoberta de um mundo real que, muitas vezes se percebe que é claramente uma grande solução para um País que se quer desenvolvido, onde se chegar a horas ao trabalho, onde se poupa recursos e tempo. Apostar no Transporte Público é essencial e os Governantes e Decisores têm que o saber. Para isso e por isso faz muito sentido assinar a Petição que vincula o Governo a estipular para si um número de deslocações em transporte público.