Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Risco Contínuo

Estrada dos bravos, blog dos livres

Risco Contínuo

Estrada dos bravos, blog dos livres

Coincidências de 20 de Fevereiro

Duarte d´Araújo Mata, 20.02.13

 

Faz 3 anos da enorme tragédia da Madeira. Neste fatídico dia de 2010, a junção mais comum entre o pior da política e o pior da técnica, ou seja o nosso urbanismo, deu os resultados que sabemos.

Raimundo Quintal, geógrafo e conhecedor das dinâmicas naturais da Paisagem, e especificamente da Madeira, viu-se até a braços com um processo pelas suas declarações. Raimundo Quintal hoje mostra-nos, através de várias intervenções em curso na Madeira, que a lição do dia 20/02/2010 não chegou aos seus destinatários. Para eles, porventura o que aconteceu foi apenas uma enorme chuvada. Uma fatalidade climática... 

- - - - - - - - - - 

O Secretário de Estado dos Transportes Sérgio Monteiro terá que fazer figas para que Miguel Relvas e Vitor Gaspar continuem a monopolizar as atenções do País nos próximos dias. Não é que depois de se ter percebido que umas das razões do nosso insucesso económico se deveu a um conjunto vastíssimo de infraestruturas rodoviárias, com custos sem retorno, que apenas significaram despesa pública e nos tornaram mais dependentes do petróleo, vem agora falar-se num plano de mais estradas para relançar a economia? 

Numa altura que as empresas de transportes se debatem com descarrilamentos e acidentes por desgaste do material, quando nalguns casos mais de 70% dos seus custos operacionais a serem alocados ao pagamento de juros da dívida e empréstimos, é caso para dizer que aqui também não quiseram aprender a lição.
Coincidências. Enxurradas, derrocadas, falência do sistema do desenvolvimento assente nas estradas, crise económica.

O resultado, em ambos os casos, acaba por ser mais do mesmo. 

(Fotos: Aqui Aqui)