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Risco Contínuo

Estrada dos bravos, blog dos livres

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20
Jan13


Helena Freitas, reconhecida ambientalista e Professora Universitária de Coimbra, afirma-se incrédula quanto "à contratação da consultora Roland Berger para a privatização das empresas públicas de transportes em Portugal."

Refere que "Um amigo e colega alemão, vem agora chamar-me à atenção para o desastre recente desta opção na própria Alemanha:"Some days ago you reported that you get consultants frm Roland Berger to privatize the public sector in Portugal, Be aware about such stupied and costly things. The did a job some years ago and now the cities realized that is was a stupid thing to do it.. They want to have back the control now...!

The loser are the tax payers and winner only the companies and their owners...." (notícia em Alemão sobre esta questão)

Para mim devia haver dois critérios para a escolha das consultoras na área dos transportes públicos: o primeiro serem isentos, honestos e capacitados para os trabalhos que desenvolvem, tendo por fim único a defesa do interesse público. O segundo, decisivo para a escolha nesta área, seria os seus Presidentes, Directores e Técnicos, eles mesmos, serem utentes de transportes públicos.

Estou farto de ver Ministros e Secretários de Estado dos Transportes, Assessores e Consultores na área dos transportes e Presidentes de Empresas de Transportes que não andam de transportes públicos, que desconhecem por completo o meio, alguns nunca compraram um bilhete, não sabem quanto custa, nunca sairam do trabalho e foram esperar pelo autocarro para uma paragem.

Parece fácil reformar os Serviços que "não precisamos", os chamados "transportes públicos para os outros", e depois é por isso que se sugerem aberrações como encerrar o Metropolitano de Lisboa às 23h e outras do mesmo género. 

Quem não anda de transportes públicos não pode falar sobre eles com propriedade. Posso mesmo arriscar dizer que tem incompatibilidade para exercer esse cargo.

Porque senão ainda acabam como os "Gato Fedorento" nesta série... 

 

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