Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Risco Contínuo

Estrada dos bravos, blog dos livres

Risco Contínuo

Estrada dos bravos, blog dos livres

Chamar os bois pelos nomes

João Távora, 14.12.08

Sobre os persistentes motins de Atenas muito se tem escrito e discutido. Quase sempre os fazedores de opinião tomam os tristes acontecimentos da capital grega como um aviso à navegação, desta Europa à beira duma recessão económica sem precedentes. A grande ameaça está no poder que vive na rua, diz-nos a História nas suas mais sangrentas e cruéis páginas.
Os materialistas e alguns cientistas sociais (o que quer que isso seja) apressam-se hoje a reclamar que os tumultos de Atenas se justificam numa perspectiva de “luta de classes” com uma geração agastada com o prenúncio de um novo ciclo económico, o primeiro negativo desde há  muitas gerações. Essa conclusão parece-me precipitada, um wishful thinking dos sabichões do costume que nos desvia das mais profundas razões da decadência do “ocidente democrático”. Ora parece-me a mim que não consta que uma “geração”, um grupo etário, por natureza indistinto e heterogéneo, “pense” e muito menos possua “sentimentos”, reagindo como um corpo a quaisquer estímulos.
A mobilidade social hoje é uma realidade, uma conquista reforçada nos tempos modernos com o estado de direito, o liberalismo e o fim dos morgadios: numa família, uma geração ganha e perde poder de compra em relação à outra tendencialmente por força do empenho ou do demérito dos indivíduos. A decadência de famílias e de fortunas é um fenómeno perfeitamente vulgar dos quais conhecemos demasiados exemplos, e histórias. Os tempos que se aproximam serão de crise e de decadência para muitos, e naturalmente constituirão uma oportunidade para outros se destacarem e vencerem.
Relativamente aos motins de Atenas, quanto a mim o foco da análise não se deveria afastar da questão principal que reside na perda de autoridade do Estado: perante a realidade da natureza do homem, a democracia, o menos imperfeito dos regimes políticos, a ser viável, só o é com o exercício firme da autoridade, noção antagónica ao relativismo moral promovido pela cultura esquerdista que mina por dentro o sistema, numa lógica de "quanto pior melhor".
As rebeliões na Grécia começam com um caso de polícia e de delinquência juvenil que descamba desastrosamente por causa de uma crise profunda de autoridade do Estado. Sem que no entanto deixem de facto de constituir um caso de polícia e de delinquência juvenil.
 

5 comentários

Comentar post