Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Risco Contínuo

Estrada dos bravos, blog dos livres

Risco Contínuo

Estrada dos bravos, blog dos livres

Medieval

João Eduardo Severino, 03.02.09

Conheço perfeitamente o fenómeno da emigração. Emigrei para Macau e Austrália durante uma fase da minha vida. A Europa nunca me seduziu por entender que o verdadeiro racismo estava no velho continente. Nos anos 60 só quem não visitasse os países europeus, da Suécia a Inglaterra passando pela Alemanha ou França, é que não ficaria a saber quanta discriminação racial reinava por todos esses destinos.

Após o 25 de Abril e quando Mário Soares nos começou a enfiar o "barrete" da União Europeia, um amigo disse-me: "Isto da Europa Unida vai dar em trolha um dia mais tarde. Os povos são diferentes em tudo e a cultura de cada um não aceita a invasão de uns aos outros". Nunca mais me esqueci desta ideia, através da qual o meu interlocutor salientava que, mais tarde ou mais cedo, a livre circulação de trabalhadores haveria de dar para o torto.

Ontem, fui-me deitar a pensar no que já estava  a acontecer em Inglaterra. Os trabalhadores ingleses manifestaram-se a favor da expulsão de portugueses, italianos e espanhóis, alegando que estes lhes estavam a roubar os empregos. Pode ser a faúlha de um grande incêndio. Se todos começam a expulsar todos, quem nos garante que não regressamos à era medieval...

7 comentários

Comentar post